sábado, 7 de março de 2009

Que foram aqueles olhos...

"Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que foram e me fizeram. Olhos de ressaca*? Vá, de ressaca. É o que ne dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arratsava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me".
.
(Cap. XXXII - "Olhos de Ressaca", Dom Casmurro, 1899 - Machado de Assis)
.
*Ressaca = recuo das ondas
.

Nenhum comentário: